As eleições de 2022 criaram uma nova relação de forças na Câmara dos Deputados. Entre os partidos, a maior bancada ficou com o PL, que elegeu 99 deputados. A segunda colocação ficou com o PT, que conseguiu 68 cadeiras (a Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, somou 80 cadeiras). Já a terceira maior bancada será a do União Brasil, com 59 deputados eleitos.
O resultado indica uma boa notícia para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que fará o segundo turno da disputa presidencial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os demais partidos que compõem a coligação de Bolsonaro, PP e Republicanos, elegeram, respectivamente, 47 e 41 deputados – somando 187.
Os partidos que apoiam a eleição de Lula, por sua vez, elegeram 122 deputados –considerando as siglas da coligação: PT, Psol, Rede, PSB, PC do B, PV, Agir, Avante, Pros e Solidariedade.
O Centrão também saiu fortalecido da disputa. O MDB elegeu 42 deputados, cinco a mais do que tem atualmente. O União Brasil conquistou 59 cadeiras. Já o PSD fez 42 deputados, registrando um encolhimento da bancada em relação à composição atual da Câmara dos Deputados, de 46. O bloco viu ainda a reeleição de algumas de suas referências, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o líder do governo Ricardo Barros (PP-PR) e o ex-líder do PL Wellington Roberto (PB).
Veja a seguir os partidos com as maiores bancadas em 2022 e compare com a eleição de 2018, com 100% das urnas apuradas.
Como está a Câmara hoje
Atualmente, a maior bancada da Câmara é a do PL de Bolsonaro, com 76 integrantes. O líder do partido, Altineu Cortes (RJ), conseguiu a reeleição neste domingo. O partido é a casa de apoiadores “raiz” de Bolsonaro, como Bibo Nunes (RS) e Carla Zambelli (SP), quanto de políticos com muito tempo de Congresso e que já apoiaram outras correntes ideológicas. Exemplos deste grupo são Domingos Sávio (MG) e Edio Lopes (RR) - que votou contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016. Sávio foi reeleito em 2022 e Lopes não encarou as urnas. Abriu o caminho para que seu filho, Edio Junior, concorresse, mas ele não venceu a disputa.
O partido que tem o segundo maior número de deputados é o PP, que compõe a coligação de Bolsonaro. O partido tem 58 deputados. A legenda registrou a reeleição de alguns dos parlamentares de maior destaque do Congresso, como Lira, Barros, Aguinaldo Ribeiro (PB) e Cláudio Cajado (BA).
A terceira maior bancada é a do PT, que tem 56 membros. O partido forma uma federação com PCdoB e PV, o que resulta em um bloco de 68 integrantes. O líder do partido de Lula, Reginaldo Lopes (MG), foi reeleito, bem como nomes fortes da legenda na Câmara: Arlindo Chinaglia (SP), Paulo Pimenta (RS), Benedita da Silva (RJ) e Gleisi Hoffmann (PR).
O quarto e o quinto partidos com mais deputados são, respectivamente, União Brasil e PSD. O União tem 51 deputados, ante 46 do PSD.
A reportagem foi atualizada na manhã desta terça-feira (4), quando chegou ao final a apuração de todas as urnas no Brasil.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião